O que parecem óbvio muitas vezes quando o assunto é segurança, no entanto, ironicamente, as mais simples costumam ser as mais ignoradas e representar as maiores brechas de proprietários que passam por algumas dessas situações de risco: assaltos, furtos ou roubos. ‘Diversas são as situações que envolvem algum tipo de risco como, por exemplo, entrar e sair de casa, estacionar na rua, ter que deixar as chaves do veículo com desconhecidos, ficar parado no trânsito, deixar objetos à mostra e etc. Mas como evitá-las?
Aqui vão algumas dicas simples que farão toda a diferença:
1. Se for estacionar na rua, procure locais bem iluminados, em frente à prédios com vigias e próximos à câmeras de segurança. As câmeras e os vigias inibem a ação de ladrões. Caso não seja possível, dê preferência ao local iluminado e movimentado – ruas desertas podem ser perigosas em qualquer período do dia.
2. Lembre-se, um mesmo lugar pode ser diferente durante o dia e durante a noite. Quer um exemplo? Ruas de comércio são extremamente movimentadas até certo horário, porém, após o fechamento dos estabelecimentos ficam desertas. Por isso, antes de estacionar por um longo período, pense em como estará o ambiente nas horas seguintes.
3. Uma das dicas mais óbvias, é também uma das mais ignoradas! Atenção: não deixe nada dentro do carro, nem mesmo sacolas plásticas, suportes de GPS, adaptadores, carregadores e etc. Todo o tipo de objeto pode ser vistos como evidência de que há outros de maior valor. Ao parar o carro remova tudo, guarde sacolas, casacos e caixas – mesmo que vazias, no porta-malas, esconda cabos, carregadores e suportes no porta-luvas, e leve com você objetos de valor.
4. É importante criar o hábito de guardar as compras no porta-malas, sejam elas de mercado, shopping ou de qualquer outra natureza. Muitas pessoas acabam deixando as sacolas ou caixas no banco de trás e isso pode ser um chamariz desnecessário! Além de ser um risco, pois em caso de uma segunda parada, talvez você tenha que passar tudo para o porta-malas quando estiver na rua, chamando ainda mais atenção e ficando vulnerável.
5. Certifique-se de que o carro foi trancado e os vidros fechados! Parece que é bobagem reforçar esse item, mas você sabia que esse é um dos principais equívocos cometidos pelos motoristas? Não importa se sua parada é rápida, se você vai entrar em uma loja por 30 segundos. Sempre tranque, e sempre verifique!
6. Geralmente, manobristas e flanelinhas perguntam quanto tempo você irá demorar até retornar. Atenção, o ideal é sempre falar que será bem rápido! Existem muitas pessoas má intencionadas e se o objetivo for furtar o carro, o ladrão pode desistir ao saber que não terá tempo de agir.
7. Evite deixar a chave com manobristas, lavadores ou vigias de estacionamento. Ao contrário do que você imagina, nesse caso o maior risco não está no furto de objetos de valor, e sim na cópia da chave que é feita rapidamente sem que você perceba. Mas se não tiver alternativa, saiba sempre o nome e identificação do funcionário para quem entregou suas chaves.
8. Seja breve ao entrar e sair do veículo. Não se aproxime com a chave na mão, porém mantenha-a em um local de fácil acesso. Ao entrar no carro, ligue-o imediatamente e saia.
9. Se ao retornar, encontrar alguém mexendo no seu veículo, não se aproxime ou reaja. Passe reto e busque ajuda!
Para saber mais como podemos lhes ajudar, entre em contato conosco.